Cubos de gelo evitam embriaguez

Sabe aquele amigo que fica bêbado e sai carregado de toda festa? Se ele ainda não consegue se controlar, já existe uma tecnologia capaz de evitar esse tipo de situação constrangedora: cubos de gelo.

A ideia veio de Dhairya Dand, do MIT Media Lab, após entrar em coma alcoólico em uma festa do instituto. Depois de passar por essa situação, Dand resolveu criar um dispositivo capaz de controlar a si mesmo e aos colegas de maneira divertida, o Cheers.

Quando colocados na bebida, os cubos de gelo de Dand controlam a quantidade de goles dados no drink e o tempo entre cada enchida de copo. Com isso, os cubos alertam sobre o nível de embriaguez da pessoa.

O aviso é dado com lâmpadas de LED nas cores verde, amarelo e vermelho, que piscam conforme o ritmo da música. O verde indica que está tudo sob controle. Por sua vez, o amarelo avisa que é necessário prestar atenção. Já o vermelho aponta que é melhor parar de beber.

Se o usuário for insistente e beber mesmo após as luzes ficarem vermelhas, o cubo sincroniza com o smartphone da pessoa e envia um SMS para um amigo próximo que esteja cadastrado no sistema para avisar do problema.

Veja o funcionamento do Cheers no vídeo abaixo:

 


Fonte: Internet